Artigos
ESCOLA NÃO É ǪUARTEL
(Artigo publicado na revista Carta Capital, edição nº1313 de 5 de junho de 2024) Cesar Callegari Clara Cecchini Educação e repressão não combinam. As cenas de violência da polícia militar contra...
O MAIOR DOS ATAQUES CONTRA A EDUCAÇÃO PAULISTA
publicado na Revista Carta Capital, de fevereiro de 2024, por Cesar Callegari Uma Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo governo Tarcísio de Freitas à Assembleia Legislativa reduz de 30%...
EM DEFESA DAS EMPRESAS ESTATAIS ESTRATÉGICAS – Minha história com Lula, Dilma e as plataformas da Petrobras
Cesar Callegari Abril de 2022 Este breve relato de uma experiência pessoal serve para realçar as diferenças de postura entre governos e governantes quanto ao patrimônio estratégico nacional. Era o...
REVOGAR A LEI DO ENSINO MÉDIO?
Cesar Callegari Artigo publicado na Folha de São Paulo em agosto de 2022 Em 2018, neste espaço da Folha de São Paulo, defendi a revogação da Lei 13.415/2017 que instituiu o chamado “novo ensino...
JUVENTUDE EM DESALENTO
Uma sensação de desalento ronda a juventude brasileira. Motivos não faltam e causas são muitas. À pandemia, crise econômica, política e de valores soma-se uma percepção generalizada de que um...
FAZ DE CONTA QUE APOSENTADORIA É EDUCAÇÃO
Mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aceitou – inconstitucionalmente - a inclusão de gastos com aposentadorias e pensões nos recursos mínimos que o governo paulista tem...
PANDEMIA E CRISE NO SISTEMA ESCOLAR NÃO JUSTIFICAM SUPRESSÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM.
Escola é lugar de vida, saúde e desenvolvimento integral. Dos alunos e também dos educadores. Colocar sua integridade em risco é ameaçar a própria Educação. Portanto, é uma temeridade manter escolas...
PARA ENTENDER O NOVO FUNDEB em 2021
Uma política consolidada de enfrentamento das desigualdades educacionais A promulgação, em 20 de dezembro de 2020, da lei de regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação...
Garantir os direitos das crianças à alfabetização na idade certa
ESTUDO INÉDITO ELABORADO PELO INEP ( censurado pelo governo) APONTA PARA O ÊXITO DO PNAIC, DESCONTINUADO PELOS GOVERNOS TEMER E BOLSONARO. Pesquisa inédita produzida pelo INEP mostra os impactos...
Educação escolar em tempos de pandemia: Fortalecer conexões.
Dizemos que escola é um território dos afetos. De fato, todo processo de aprendizagem e desenvolvimento organizado nas escolas é resultado de múltiplos afetos decorrentes das interações das crianças...
O tsunâmi e a educação
Estamos enfrentando um tsunâmi. Tsunâmis são formados não apenas por uma, mas por várias ondas devastadoras. A primeira onda costuma ser a mais assustadora, mas nem sempre é a pior. No caso da atual...
Educação e empatia
De uns tempos para cá, o tema empatia tornou-se mais recorrente entre os educadores. Conceito tradicionalmente presente na área da psicologia, empatia passou a ser associada a outros elementos mais...
A BNCC, o vento e a nau dos criativos
Navegadores a vela dizem que o melhor vento não é o vento de popa, aquele que vem por traz e apenas empurra o barco. Bom mesmo, ensinam, é o vento de través, aquele que atravessa a vela, que a torna...
A BNCC no CNE: porque foi necessário “virar a mesa”
2019 Cesar Callegari No início do mês de julho de 2018, tomei a decisão de deixar a presidência da Comissão da Base Nacional Comum Curricular do Conselho Nacional de Educação, após mais de dois anos...
Novas tecnologias para aproximar, não para distanciar
2019 Cesar Callegari A escola é um território dos afetos. Um lugar para as múltiplas experimentações, encontros e descobertas. Um espaço da vida, de aprendizado e de criação autoral. Muitas coisas...
Revogar a lei do ensino médio
Cesar Callegari (Artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo, dia 03/07/18) A Lei nº 13.415 do “novo ensino médio”, nascida de medida provisória de Michel Temer, é excludente, reducionista e pode...
Uma base curricular para o Brasil
2018 Cesar Callegari No final de 2017 o Conselho Nacional de Educação aprovou a norma brasileira que institui a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Ela passa a ser referência obrigatória para a...
Professores são inventores
2018 Cesar Callegari(*) Bons professores são inventores. Eles sabem que aprendemos quando criamos e refletimos sobre nossas criações. Imaginam situações que provoquem seus alunos a vivenciarem o...
O desafio de implementar a base nacional curricular comum
2018 Cesar Callegari No final de 2017 o Conselho Nacional de Educação aprovou a norma brasileira que institui a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, para o ensino fundamental e para a educação...
A base nacional curricular e seus adversários
2018 Cesar Callegari e Luís Carlos de Menezes Doze milhões de respostas à consulta sobre a primeira proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja segunda versão vem sendo discutida,...